MÚSICA

image1

Conservatório de Tatuí

Criado por Lei Estadual em 1951, o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí – Dr. Carlos de Campos é reconhecido como um dos mais importantes da América Latina, abrigando mais de 2.300 alunos em 47 cursos gratuitos em suas unidades principais, no município de Tatuí, e no polo avançado de São José do Rio Pardo. A escola forma instrumentistas, cantores, atores e luthiers, sendo procurada por estudantes de música de diversos países. Mantém grupos em diversas formações para aliar a prática pedagógica à difusão da música.

image1

Felipe Senna

O jovem compositor paulista toca piano desde os cinco anos de idade. Estudou composição e regência na Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (UNESP) e venceu, em 2002, o concurso nacional Ritmo e Som, realizado pela universidade. Em 2007, outra vitória, dessa vez no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri. Em 2016, destacou-se pela composição de peças instrumentais sinfônicas, com destaque para Danzas número 2 – para violino, violoncelo, piano e orquestra, Farras nº 5, O Bailado e Mamulengo.

image1

Liniker e Os Caramelows

Borrando os limites entre gêneros masculino e feminino – e rechaçando a obrigatoriedade de uma escolha – o trabalho de Liniker vai além da potente black music que cria ao lado de Os Caramelows. Suas apresentações são também performances que refletem sobre a sexualidade. Com composições autorais sobre relações e amor, o grupo, originário de Araraquara, viralizou na internet com as canções Zero e Louise du Brésil. A banda destaca que sua principal intenção é fazer com que o público dance e cante ao som do baixo, da bateria swingada e sopros.

image1

Sabotage

Com produção de Rica Amabis e Tejo Damasceno, o álbum póstumo lançado em 2016 trouxe à luz as gravações inéditas do rapper Sabotage, assassinado a tiros em 2003. Uma das músicas foi composta e gravada um dia antes do crime. Treze anos depois, a dupla de produtores teve o mérito de organizar, remasterizar a obra e acrescentar a participação de alguns dos antigos parceiros do compositor. Sabotage gravou apenas um disco em vida, Rap é compromisso, mas alcançou rapidamente o reconhecimento artístico. Chegou a atuar nos filmes O invasor e Carandiru.

image1

Tião Carvalho

Radicado em São Paulo desde a década de 1980, o cantor, compositor e produtor maranhense da cidade de Cururupu desenvolve um trabalho artístico que vai muito além dos seus discos e espetáculos, incluindo a direção do centro de estudo de danças populares Grupo Cupuaçu, a organização da Festa do Bumba Meu Boi no Morro do Querosene e ciclos de tambor de crioula. É também um grande estimulador do surgimento de novos grupos dedicados à cultura popular. Em 2004, recebeu o título de cidadão paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.

Votações encerradas!